Inter­na­cional­iza­ção

Pro­fes­sores do INEST são premiados

A pro­fes­sora sub­sti­tuta Francine Rossone teve sua tese pre­mi­ada pela Vir­ginia Tech Uni­ver­sity. Inti­t­u­lada Brazil Comes to the Future: Liv­ing Time and Space in the Inter­na­tional Order of Com­pe­ti­tion, seu tra­balho foi escol­hido como uma das teses destaques de 2016 na cat­e­go­ria Ciên­cias Soci­ais, Humanas, Busi­ness, e Educação.
O pro­fes­sor Gabriel Pas­setti rece­beu o Prêmio Vanni Blengino, por seu artigo Entre a viagem, a escrita e a pub­li­cação do relato, um mar de inter­esses. Argentina, Chile e Nova Zelân­dia com­para­dos pelo britânico Robert FitzRoy na década de 1830.
O prêmio foi ofer­e­cido pela Asso­ci­azione Inter­nazionale AREIA, com sede em Gênova, na Itália, para arti­gos que abor­dassem aspec­tos rel­a­tivos a via­gens e via­jantes na América Latina.

Pub­li­cado pela revista História, da Unesp, o artigo pode ser aces­sado neste link: http://​www​.sci​elo​.br/​p​d​f​/​h​i​s​/​v​32​n​1​/​17​.​p​d​f

Acordo Florida Atlantic Uni­ver­sity e INEST

No dia 23 de janeiro, o prof. Emérito Eurico de Lima Figueiredo (foto), dire­tor do INEST, real­i­zou palestra na Florida Atlantic Uni­ver­sity (FAU). A apre­sen­tação teve como título Brazil: Past, Present and Future, descorti­nando o período com­preen­dido entre 1930 e os dias de hoje, iden­ti­f­i­cando cenários alter­na­tivos para o desen­volvi­mento do país até 2030. No dia ante­rior o pro­fes­sor par­ticipou de almoço com docentes do cole­giado da uni­ver­si­dade no restau­rante dos docentes da uni­ver­si­dade, seguida por reunião com a Chefe do Depar­ta­mento de Ciên­cia Política, Dra. Aimé Arias, o Dr. Steven Roper (Dire­tor Exec­u­tivo, Peace, Jus­tice and Human Rights Ini­tia­tive) e o Dr. Aloy­sio Vas­con­cel­los, (Pres­i­dente, Brazil Inter­na­tional Foun­da­tion). Os entendi­men­tos vis­aram o esta­b­elec­i­mento de um Cen­tro de Estu­dos Brasileiros na FAU e um Cen­tro de Estu­dos Estadunidenses, no INEST. A FAU, com 25 mil alunos, é uma uni­ver­si­dade estatal que fica próx­ima ao con­dado de Broward, local com a maior con­cen­tração de brasileiros nos Esta­dos Unidos.

Aloy­sio Vas­con­cel­los, da Brazil Inter­na­tional Foun­da­tion, min­is­tra palestra no INEST

No dia 20 de agosto, o Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos rece­beu a visita de Aloy­sio Vas­con­cel­los, pres­i­dente da Brazil Inter­na­tional Foun­da­tion. Ele min­istrou palestra que teve como tema Os Pro­je­tos de Inte­gração: o Brasil Con­ti­nen­tal e o Brasil Inter­na­cional.

Com vasta exper­iên­cia no exte­rior, Vas­con­cel­los mostrou ao público pre­sente, for­mado por pro­fes­sores e pesquisadores do Insti­tuto, um rico per­fil da comu­nidade brasileira que vive fora do país, em espe­cial, no Estado da Flórida, nos Esta­dos Unidos. Ressaltou semel­hanças e difer­enças entre essas comu­nidades e a pop­u­lação res­i­dente no Brasil, salien­tando poten­cial­i­dades para ambas.


WP 20150820 12 48 11 Pro
No primeiro plano, pro­fes­sores e pesquisadores do INEST, ao fundo, o pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo e Aloy­sio Vasconcellos.

Advo­gado, mem­bro da Ordem dos Advo­gado do Brasil e da Ordem dos Advo­ga­dos da América Latina, Vas­con­cel­los é doutor em Comér­cio Inter­na­cional pela Uni­ver­si­dade de Paris-​Sorbonne. Ele exerceu vários car­gos de chefia em sua car­reira, como a vice-​presidência do Citibank Brasil, a presidên­cia da Câmara de Comér­cio Brasil – Esta­dos Unidos, em Miami, e a presidên­cia da Câmara de Comér­cio Esta­dos Unidos – Por­tu­gal, em Nova Iorque, exerceu con­sul­to­ria ao Cen­tro de Análises de Sis­temas Navais (CAS­NAV), entre out­ras atividades.

INEST e King´s Col­lege de Lon­dres for­mal­izam entendimento

Na última quinta-​feira, 10 de março, o Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos e o King´s Col­lege de Lon­dres for­malizaram o mem­o­rando de entendi­mento entre as duas insti­tu­ições de ensino. Trata-​se de impor­tante passo para a for­mação de pro­gra­mas de inter­câm­bio que poderão ser ofer­e­ci­dos a dis­centes e docentes.

Por parte do King´s Col­lege, a reunião con­tou com a pre­sença dos pro­fes­sores Viní­cius Mar­i­ano de Car­valho, do Brazil Insti­tute, e Kieran Mit­ton, do depar­ta­mento de Estu­dos sobre a Guerra. Após terem visto uma breve apre­sen­tação sobre o INEST, os vis­i­tantes comen­taram sobre as ativi­dades real­izadas pela insti­tu­ição britânica.

Entre os docentes do INEST, além do dire­tor, pro­fes­sor emérito Eurico de Lima Figueiredo, estavam pre­sentes os pro­fes­sores Eduardo Heleno, Fer­nando Roberto de Fre­tas Almeida, Luiz Pedone, Miguel Dhenin, Thi­ago Rodrigues, Vagner Camilo Alves e Vic­tor Chaves Gomes. Par­tic­i­param tam­bém alunos da pós grad­u­ação em Estu­dos Estratégi­cos e da grad­u­ação em Relações Internacionais.

INEST recebe visita de estu­dantes da Uni­ver­si­dade de Michigan

Na última sexta-​feira, dia 6 de março, o Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/​UFF) rece­beu a visita de pesquisadores da Uni­ver­si­dade de Michi­gan, Esta­dos Unidos.

A visita fez parte da ini­cia­tiva inti­t­u­lada „2015 Inter­na­tional Eco­nomic Deve-​lopment Pro­gram (IEDP) pol­icy research trip to Brazil „, da Inter­na­tional Po-​licy Stu­dent Asso­ci­a­tion (IPSA), que trouxe ao INEST alunos de mestrado em Políti­cas Públi­cas da Ger­ald R. Ford School of Pub­lic Pol­icy da Uni­ver­sity of Michi­gan — Ann Arbor, acom­pan­hados do Pro­fes­sor Melvyn Lev­it­sky, ex-​embaixador dos EUA no Brasil entre 1994 e 1998.

O grupo foi recep­cionado pelo Pro­fes­sor Luiz Pedone, coor­de­nador do Lab­o­ratório Defesa e Política[s], que fez uma breve explanação sobre o INEST e sobre os tra­bal­hos Políti­cas Públi­cas do Lab­o­ratório, seguido de duas apre­sen­tações das alu­nas do INEST Mar­i­ana Guimarães de Sil­veira, que falou sobre o pro­grama Morar Car­i­oca, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e Bár­bara Dutra Ottero, que apre­sen­tou avali­ação do pro­jeto da Unidades de Polí­cia Paci­fi­cadora (UPP), do Gov­erno do Estado do Rio de Janeiro.

2015-03-06-Visita-Michigan-Emb-Levitsky


Editor-​Chefe: Prof. Eurico de Lima Figueiredo — Editor-​Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copy­right © 20122016 Por­tal do INEST. Todos os dire­itos reser­va­dos. Site elab­o­rado pela equipe WebPortais/​NTI e INEST