PRO­JETO REDE BRASIL DE DEFESA

Tamanho da letra:

PRO­JETO REDE BRASIL DE DEFESA

Em agosto de 2005 a Fun­dação Coor­de­nação de Aper­feiçoa­mento de Pes­soal de Nível Supe­rior – CAPES, em parce­ria com o Min­istério da Defesa, tornou público o Edi­tal Pró– Defesa nº 012005. Tal Edi­tal con­cla­mava as Insti­tu­ições de Ensino Supe­rior – IES e demais insti­tu­ições — a apre­sentarem pro­je­tos de implan­tação de redes de coop­er­ação acadêmica no País na área de Defesa Nacional, com vis­tas ao esta­b­elec­i­mento de con­vênio de fomento no âmbito do Pro­grama de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Cien­tí­fica e Tec­nológ­ica em Defesa Nacional – PRÓ-​DEFESA. O Edi­tal do Pró-​Defesa prop­unha como obje­tivo geral a for­mação de recur­sos humanos pós-​graduados em defesa nacional, tendo em vista a pro­dução de pesquisas cien­tí­fi­cas nesse campo do saber. A UFF, comoinsti­tu­ição líder, rep­re­sen­tada pelo Pro­grama de Pós-​Graduação em Ciên­cia Política e pelo Núcleo de Estu­dos Estratégi­cos con­cor­reu com O Pro­jeto Rede Brasil de Defesa (PRBD). Como insti­tu­ições asso­ci­adas ao Pro­jeto, entraram as três insti­tu­ições de altos estu­dos, a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáu­tica (ECEMAR/​) da Uni­ver­si­dade da Força Aérea. O PRBD foi aprovado pela CAPES em dezem­bro de 2005, tendo sido dois seus prin­ci­pais obje­tivos:

Primeiro: ampli­ação e for­t­alec­i­mento da área de estu­dos estratégi­cos do Pro­grama de Pós-​Graduação em Ciên­cia Política da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (PPGCP/​UFF).


Segundo: cri­ação do Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos em Defesa e Segu­rança (PPGEST) com a coop­er­ação de insti­tu­ições mil­itares de altos estu­dos.


Por um lado, a asso­ci­ação esta­b­ele­ceu, como insti­tu­ição líder, a Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense, através de duas de suas unidades, o Pro­grama de Pós-​Graduação em Ciên­cia Política (PPGCP) e o Núcleo de Estu­dos Estratégi­cos (NEST/​UFF). Por outro, como insti­tu­ições asso­ci­adas, a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáu­tica, (ECEMAR/​), prin­ci­pal unidade da Uni­ver­si­dade da Força Aérea UNIFA, a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e a Escola de Guerra Naval (EGN).


Colo­cando logo em prática as eta­pas pre­vis­tas no Pro­jeto Rede Brasil de Defesa, o Depar­ta­mento de Ciên­cia Política (DCP) e o Pro­grama de Pós-​Graduação em Ciên­cia Política (PPGCP) pro­puseram o obtiveram, junto ao Con­selho de Ensino e Pesquisa da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (CEP /​UFF), em 29 de março de 2006, a cri­ação do Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos em Defesa Nacional e Segu­rança. Enten­deu o CEP/​UFF que seria condição necessária a prévia aprovação do novo Pro­grama a fim de que ele, nos ter­mos do Edi­tal Pró-​Defesa, pudesse ser remetido à CAPES, visando o seu dev­ido cre­den­ci­a­mento. Após o atendi­mento das dev­i­das exigên­cias, ele foi deferido pela agên­cia em dezem­bro de 2007 que autor­i­zou o fun­ciona­mento de seu Curso de Mestrado.

Editor-​Chefe: Prof. Eurico de Lima Figueiredo — Editor-​Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copy­right © 20122016 Por­tal do INEST. Todos os dire­itos reser­va­dos. Site elab­o­rado pela equipe WebPortais/​NTI e INEST