Dire­tor do INEST faz bal­anço geral e anun­cia novi­dades para 2013

Tamanho da letra:

Realizou-​se no último dia 14 de março, a Reunião Geral do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/​UFF), que acon­tece a cada semes­tre, sob a coor­de­nação do seu Dire­tor, pro­fes­sor tit­u­lar Eurico de Lima Figueiredo.

Como nas vezes ante­ri­ores, o evento con­tou com a pre­sença de alunos, pro­fes­sores e fun­cionários e, nessa vez, se propôs a três prin­ci­pais obje­tivos. O primeiro foi o ret­ro­specto das ações que levaram à cri­ação do INEST em 2011, expondo os con­ceitos, as metas, os proces­sos e estru­turas que tip­i­fi­cam a nova unidade nos dias de hoje. O segundo foi o anún­cio dos pro­je­tos que serão desen­volvi­dos em 2013. O ter­ceiro foi a apre­sen­tação dos novos pro­fes­sores aprova­dos recen­te­mente em con­curso público

Desta­cando o caráter “inédito, orig­i­nal e único” do pro­jeto INEST, o prof. Eurico Figueiredo ressaltou que o curso de Grad­u­ação em Relações Inter­na­cionais, o primeiro do país com ênfase em Estu­dos Estratégi­cos, rece­beu, logo na primeira avali­ação, a nota máx­ima 5.0 (cinco) dos espe­cial­is­tas do INEP/​MEC, colocando-​o desde já entre os mel­hores do País. Lem­brou, tam­bém, que o curso de Mestrado em Estu­dos Estratégi­cos foi o primeiro de sua espé­cie em todo Brasil, servindo como refer­ên­cia para os demais pro­gra­mas que foram cre­den­ci­a­dos pela CAPES depois de sua cri­ação, em 2008.

Foi anun­ci­ada como a mais recente ino­vação do INEST a cri­ação, pelo cole­giado da unidade, em janeiro deste ano, do Núcleo de Estu­dos Estratégi­cos Avança­dos (NEEA) que sub­sti­tuiu, no organograma do Insti­tuto, o antigo Núcleo de Estu­dos Estratégi­cos (NEST). O NEEA coor­denará as ativi­dades dos lab­o­ratórios de pesquisa; prestará con­sul­to­ria e asses­so­ria a enti­dades exter­nas, estatais ou não, nacionais e inter­na­cionais; pro­moverá cur­sos de exten­são e de pós-​graduação lato sensu; incen­ti­vará a vinda de pro­fes­sores e pesquisadores vis­i­tantes; pro­moverá even­tos acadêmi­cos como ciclo de palestras e análises de con­jun­tura; além de coor­denar a for­mação de cen­tros de estu­dos e pesquisas sobre regiões geopo­liti­ca­mente con­for­madas, estando já em fun­ciona­mento o primeiro, voltado para a África.

Novos Docentes

No evento, foram apre­sen­ta­dos aos dis­centes e fun­cionários os cinco pro­fes­sores aprova­dos em con­curso público e agora inseri­dos ao corpo docente: Alex Jobim, doutor em Ciên­cia Política pelo IUPERJ; Gabriel Pas­setti, doutor em História pela USP; Mar­cio Rocha, doutor em Ciên­cia Política pela UFF; Renato Petroc­chi, doutor em História pela UFF; e Vic­tor Gomes, doutor em Ciên­cia Política pelo IUPERJ.

..

IMG 0098eurico
Para o dire­tor do INEST, prof. Eurico de Lima Figueiredo,
é fun­da­men­tal „o com­pro­misso com o próprio destino”.

.….….….….…

Pro­je­tos para 2013

Entre as diver­sas ini­cia­ti­vas que serão con­duzi­das em 2013, a Direção anunciou:

- o relança­mento da Revista Brasileira de Estu­dos Estratégi­cos, a REST, pub­li­cação que rece­beu nota B3 da CAPES, dev­ido à qual­i­dade de corpo edi­to­r­ial e, prin­ci­pal­mente, o caráter sin­gu­lar de seus obje­tivos, enten­di­dos como úni­cos no con­texto acadêmico brasileiro

- a busca a maior inte­gração entre a Pós-​graduação e a Grad­u­ação através de planos de bol­sas de ini­ci­ação cien­tí­fica e expan­são das monitorias;

- a cri­ação de bib­lioteca vir­tual, que con­tará com as mono­grafias, dis­ser­tações e teses real­izadas no âmbito do INEST;

- a cri­ação de espaço próprio na Bib­lioteca Cen­tral de Gragoatá, com acervo de livros e revis­tas cien­tí­fi­cas na área dos Estu­dos Estratégicos.

Foi anun­ci­ada tam­bém a cri­ação da Asso­ci­ação de Ex-​Alunos do INEST, a ADNEST, que servirá para reforçar os laços entre os inte­grantes que fiz­eram parte do Insti­tuto. A respeito dessa ini­cia­tiva, o prof. Eurico de Lima Figueiredo afirmou:

“É pre­ciso que saibamos que o futuro de cada um será impor­tante para o futuro de todos nós. A Asso­ci­ação dos Ex-​Alunos do INEST/​UFF terá a mis­são de conec­tar, sem­pre, nosso pas­sado, com nosso pre­sente e nosso amanhã.. Quer­e­mos saber para onde nós vamos, quer­e­mos saber quem nós somos, quer­e­mos cul­ti­var elos de sol­i­dariedade e de inter­esse mútuo entre nós. Aquele que aqui ficar por ape­nas um semes­tre, seja como pro­fes­sor, ou como aluno, será parte do INEST para sem­pre. Mas não se trata de gra­tuita gen­erosi­dade. O ingresso no INEST será sem­pre uma difí­cil con­quista que, acon­teça o que acon­te­cer, jamais dev­erá ser olvidada!”

Even­tos e Cur­sos em 2013

Várias serão as ativi­dades acadêmi­cas pre­vis­tas para 2013. Estão pro­gra­ma­dos debates sobre o legado do cien­tista político René Drei­fuss, tão impor­tante na história do INEST, e do embaix­ador Sér­gio Vieira de Mello, que mor­reu servindo à ONU e motivou aos alunos do curso de Relações Inter­na­cionais do INEST/​UFF a dar o nome dele ao seu Cen­tro Acadêmico, o CASVIM. Estão tam­bém pre­vis­tas ativi­dades em torno dos 50 anos de Política Externa Inde­pen­dente (PEI); a oferta de curso expe­d­ito sobre China sob a respon­s­abil­i­dade do pesquisador vis­i­tante no INEST, Dr. Zhou Zhi­wei; a imple­men­tação do Cen­tro de Even­tos de Con­jun­tura (CEC) e a comem­o­ração do primeiro aniver­sário do INEST, no segundo semes­tre de 2013.

A direção tam­bém insti­tuiu três tipos de ativi­dades espe­ci­ais que pas­sarão a valer a par­tir do próx­imo semestre.

Uma será a Aula Magna, min­istrada por con­vi­da­dos de con­hecida importân­cia e notório saber na área das Relações Inter­na­cionais e dos Estu­dos Estratégi­cos. A deste ano dev­erá estar a cargo do Min­istro da Defesa, embaix­ador Celso Amorim.

A outra será a “Aula Inau­gural” do semes­tre, a ser tam­bém ofer­tada por uma con­hecida per­son­al­i­dade no campo em questão. Assim, se ocor­rer uma Aula Magna no primeiro semes­tre, ocor­rerá Aula Inau­gural no semes­tre seguinte, ou vice-​versa.

Final­mente, foi anun­ci­ado que, ao iní­cio de cada semes­tre, haverá uma palestra, a cargo de um pro­fes­sor do corpo docente do INEST, visando expor aos alunos o caráter único, inédito e orig­i­nal das ativi­dades da insti­tu­ição, seja do ponto de vista teórico, seja do ângulo metodológico.

Editor-​Chefe: Prof. Eurico de Lima Figueiredo — Editor-​Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copy­right © 20122016 Por­tal do INEST. Todos os dire­itos reser­va­dos. Site elab­o­rado pela equipe WebPortais/​NTI e INEST