Celso Amorim, Min­istro da Defesa, pro­fere Aula Magna no INEST/​UFF

Tamanho da letra:

A Aula Magna do embaix­ador Celso Amorim, min­istro da Defesa, no dia 27 de maio de 2013, pro­ferida no Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos, INEST, lotou o auditório Flo­restan Fer­nan­des, no cam­pus de Gragoatá da Uni­ver­si­dade Fed­eral Fluminense.

A mesa de aber­tura foi com­posta pelo reitor Roberto Salles, pelo ex-​ministro da Mar­inha, Almirante-​de-​Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, e pelo dire­tor do INEST, pro­fes­sor tit­u­lar Eurico de Lima Figueiredo.

Aberta a sessão pelo Reitor Roberto Salles, o Min­istro foi saudado pelo pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo. Ele reg­istrou a ale­gria e a honra de rece­ber o tit­u­lar da pasta de Defesa, fez breve histórico da insti­tu­ição que dirige e traçou sucinto relato da abrangên­cia dos temas estu­da­dos e pesquisa­dos pelos pro­fes­sores e alunos do Insti­tuto. Enfa­ti­zando seu caráter único, inédito e orig­i­nal, que se ben­e­fi­cia de sta­tus de “fac­ul­dade” na estru­tura uni­ver­sitária da UFF, chamou atenção para o modo como, no INEST, se ver­i­fica o entre­laça­mento entre as Relações Inter­na­cionais e os Estu­dos Estratégi­cos, o que lhe con­fere posição de van­guarda na acad­e­mia brasileira. Inau­gu­rada solen­e­mente há menos de um ano, a nova unidade insti­tu­cional da UFF já conta com uma pop­u­lação de cerca de 500 pes­soas, entre pro­fes­sores, alunos e fun­cionários nos seus cur­sos de grad­u­ação e pós-​graduação.

IMG 1082

Em sua apre­sen­tação o Min­istro Celso Amorim, mostrando erudição, descorti­nou amp­los aspec­tos e dimen­sões da política inter­na­cional con­tem­porânea, con­ferindo espe­cial atenção à par­tic­i­pação brasileira em mis­sões de paz, sob o mandato das Nações Unidas, no Haiti, no Líbano e, mais recen­te­mente, no Congo. Ressaltando a importân­cia de o Brasil estre­itar parce­rias e for­mar alianças com os demais países em desen­volvi­mento, espe­cial­mente pelo viés da questão da defesa da sobera­nia dos esta­dos, Nesse sen­tido deu ênfase aos países latino-​americanos e africanos, “não ape­nas pela questão do comér­cio e da política inter­na­cional, como nor­mal­mente ocor­ria, mas tam­bém pelo aspecto da defesa”.

IMG 1123a

Ao final da apre­sen­tação, o min­istro foi cer­cado, em clima de grande cor­dial­i­dade, pelos alunos do INEST, que fiz­eram questão de cumprimentá-​lo e tirar fotografias com ele. Sat­is­feito e envaide­cido com a recepção dos jovens estu­dantes, o embaix­ador prom­e­teu voltar ao Insti­tuto opor­tu­na­mente, em nova visita.

IMG 1240AA

Dev­ido à grande procura de inter­es­sa­dos de out­ros cur­sos e uni­ver­si­dades, a Aula Magna de 2013 foi trans­mi­tida ao vivo pela Unitevê. Em breve será disponi­bi­lizado o vídeo da apresentação.

Editor-​Chefe: Prof. Eurico de Lima Figueiredo — Editor-​Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copy­right © 20122016 Por­tal do INEST. Todos os dire­itos reser­va­dos. Site elab­o­rado pela equipe WebPortais/​NTI e INEST