Coop­er­ação Insti­tu­cional e Con­vênios Nacionais

Pro­fes­sores do INEST visi­tam a Acad­e­mia Mil­i­tar das Agul­has Negras

Entre os dias 1º e 2 de junho os pro­fes­sores Eurico de Lima Figueiredo, Vágner Camilo Alves, Eduardo Heleno, Mar­cio Rocha, Fer­nando Athayde Reis e o fun­cionário Thi­ago Cunha vis­i­taram a Acad­e­mia Mil­i­tar das Agul­has Negras, em Resende.

A comi­tiva do INEST foi rece­bida pelos coro­néis João Paulo Da Cás,Luiz Emílio Da Cás (R1), Edson Gomes Lopes (R1), pelos tenentes-​coronéis Denis de Miranda, Ever­ton Araújo dos San­tos (R1) e pelos majores Ger­aldo Gar­cia e Welling­ton Fer­reira Gomes, ofi­ci­ais inte­grantes da Divisão de Ensino da Aman.

reunião

A visita teve como obje­tivo esta­b­ele­cer estu­dos e con­vênios que pos­sam ser feitos entre as duas insti­tu­ições de ensino em áreas rela­cionadas aos estu­dos estratégi­cos. Ao longo de dois dias os docentes do INEST e da AMAN apre­sen­taram pro­je­tos de ensino e pesquisa, e tro­caram exper­iên­cias sobre gestão acadêmica.

elf

O pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo, dire­tor do INEST, foi hom­e­nageado pelos ofi­ci­ais ao ser con­vi­dado para fazer uma fotografia assi­nando o livro Índios do Brasil, de auto­ria de seu pai, gen­eral Lima Figueiredo, na Bib­lioteca Marechal José Pessoa.

vg1

O pro­fes­sor Vagner Camilo Alves, coor­de­nador do Pro­grama de Pós Grad­u­ação em Estu­dos Estratégi­cos, tam­bém foi hom­e­nageado. Ele auto­grafou na Bib­lioteca Coro­nel Nei Paulo Panizutti um exem­plar de seu livro O Brasil na Segunda Guerra Mundial.

todos

Da esquerda para a dire­ita: majores Welling­ton e Luz, tenentes-​coronéis Evér­ton e Denis, pro­fes­sores Fer­nando Athayde, Eduardo Heleno, Eurico de Lima Figueiredo, Vágner Camilo Alves, Már­cio Rocha, fun­cionário Thi­ago Cunha e major Gar­cia. (foto: divulgação-​Aman)

Pres­i­dente da ANPOCS visita o INEST

O pro­fes­sor doutor José Ricardo Ramalho, atual pres­i­dente da Asso­ci­ação Nacional de Pós Grad­u­ação e Pesquisa em Ciên­cias Soci­ais (ANPOCS), vis­i­tou o Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos (INEST) no dia 16 de fevereiro. Cien­tista político e pro­fes­sor tit­u­lar de Soci­olo­gia da UFRJ, Ramalho foi rece­bido pelo dire­tor do Insti­tuto, pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo e demais docentes do INEST.
WP 20160216 17 25 48 Pro
Pro­fes­sores Eurico de Lima Figueiredo e José Ricardo Ramalho
Entre os diver­sos temas debati­dos no encon­tro, estavam pon­tos de aprox­i­mação em pesquisas da ANPOCS e do INEST.
WP 20160216 17 28 47 Pro
Pro­fes­sores e pesquisadores do INEST e o prof. José Ricardo Ramalho.

Almi­rante Moura Neto visita o INEST

O Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos rece­beu nessa quinta-​feira, 21, a visita do almi­rante de esquadra Júlio Soares de Moura Neto, coman­dante da Mar­inha entre os anos de 2007 e 2015. A recepção con­tou com a par­tic­i­pação expres­siva de docentes do Instituto.
SAM 0701

Durante a visita, o dire­tor do INEST, prof. Eurico de Lima Figueiredo, apre­sen­tou ao ofi­cial gen­eral a estru­tura do sis­tema de ensino do Insti­tuto. Entre os temas abor­da­dos na reunião, estava a con­tinuidade da coop­er­ação do INEST com as esco­las de altos estu­dos mil­itares e com as demais instan­cias vin­cu­ladas ao min­istério da Defesa.
SAM 0683
Ao final, o almi­rante Moura Neto (na dire­ita da foto) rece­beu das mãos do dire­tor do INEST um diploma e uma placa alu­sivos ao encontro.

INEST recebe visita do Min­istério da Defesa

Por Gilson Carvalho

Rep­re­sen­tantes do Depar­ta­mento de Ensino do Min­istério da Defesa (Depens/​MD) fiz­eram uma visita téc­nica ao Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/​UFF) na manhã da última quarta-​feira, dia 30 de setem­bro. O obje­tivo do encon­tro foi estre­itar laços com o INEST, espe­cial­mente com o Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos, da Defesa e da Segu­rança (PPGEST).

aIMG 0891

O coro­nel Teix­eira apre­senta dados sobre a Divisão de Cooperação


Com­posta por rep­re­sen­tantes da divisão, mil­itares das três for­cas armadas, e lid­er­ada pelo ger­ente da Divisão de Ensino, Coro­nel Teix­eira, a comi­tiva foi rece­bida pelo coor­de­nador do PPGEST, pro­fes­sor Vagner Camilo Alves, além de diver­sos pro­fes­sores do INEST e alunos do mestrado.

aIMG 0906a


Prof. Vagner Camilo Alves apre­senta o PPGEST.


Após dar as boas-​vindas ao grupo, o pro­fes­sor Vagner pas­sou a palavra ao coro­nel Teix­eira, que fez uma breve apre­sen­tação sobre a estru­tura do Depar­ta­mento de Ensino do Min­istério da Defesa e falou sobre algu­mas ini­cia­ti­vas que têm sido tomadas visando aprox­i­mação com Insti­tu­ições de ensino supe­rior na área de defesa e segu­rança, civis e mil­itares, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Anun­ciou tam­bém que o Min­istério da Defesa tem feito gestões junto a Coor­de­nação de Aper­feiçoa­mento de Pes­soal de Nível Supe­rior (Capes) e ao Con­selho Nacional de Desen­volvi­mento Cien­tí­fico e Tec­nológico (CNPq), lig­a­dos, respec­ti­va­mente, aos min­istérios da Edu­cação e da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vação, para a cri­ação da sub­área da Defesa den­tre as áreas do con­hec­i­mento constituídas.

Tam­bém falou o Cel. Bueno, ger­ente da Divisão de Coop­er­ação, que reafir­mou o desejo de incen­ti­var a coop­er­ação com insti­tu­ições de ensino supe­rior de todo o Brasil afe­tas aos temas de estraté­gia e defesa, e con­vi­dou os pro­fes­sores do INEST para fazer parte do grupo de colab­o­radores da Divisão.

aIMG 0910


Em primeiro plano, os inte­grantes da comi­tiva do Min­istério da Defesa


O pro­fes­sor Vagner apre­sen­tou a seguir o INEST e o PPGEST, desde a sua origem na década de 1980, como Núcleo de Estu­dos Estratégi­cos (NEST), até o momento atual, em que se vis­lum­bra a implan­tação do curso de Doutorado em Estu­dos Estratégi­cos. O pro­fes­sor Thi­ago Rodrigues, chefe do depar­ta­mento de Estu­dos Estratégi­cos e Relações Inter­na­cionais, encer­rou as apre­sen­tações falando do pro­jeto de pesquisa que coor­dena, sobre nar­cotrá­fico e defesa nacional. Por fim, houve um debate em que os par­tic­i­pantes pud­eram tirar suas dúvi­das e tro­car infor­mações sobre diver­sos aspec­tos da área no Brasil, tais como mer­cado de tra­balho, indús­tria da defesa, segu­rança nacional entre outros.

Ao final da apre­sen­tação, o coro­nel Teix­eira entre­gou ao pro­fes­sor Vágner Camilo Alves um exem­plar da Estraté­gia Nacional de Defesa.

aIMG 0919

INEST visita Base Aérea de Santa Cruz

Um grupo for­mado por alunos, servi­dores e docentes do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST/​UFF) vis­i­tou, no último dia 28 de maio, a Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no bairro de mesmo nome, no Rio de Janeiro.

Lid­er­a­dos pelo pro­fes­sor Vagner Camilo Alves, coor­de­nador do Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos (PPGEST), os ines­tianos pud­eram con­hecer um pouco da história e das ativi­dades desen­volvi­das na base, uma das mais impor­tantes do país.

Recep­cionada pela Ten. Lud­mila, relações públi­cas da BASC, a comi­tiva foi encam­in­hada para o auditório da base, onde seu coman­dante, o Cel. Macedo traçou um histórico da insta­lação mil­i­tar, cuja origem remonta à década de 1930, quando a área da antiga Fazenda Real foi escol­hida por engen­heiros alemães para a con­strução de um aeró­dromo apto a rece­ber dirigíveis que faziam a lig­ação Frank­furt — Rio de Janeiro, com escala em Recife (PE).

Inau­gu­rado em 1936, com a pre­sença do pres­i­dente Getúlio Var­gas, o serviço foi desati­vado após nove via­gens ape­nas, dev­ido ao incên­dio que destruiu com­ple­ta­mente o dirigível Hin­den­burg em Nova Jer­sey, Esta­dos Unidos em 1937. Com a tragé­dia do Hin­den­burg e a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939, o antigo Aero­porto Bar­tolomeu de Gus­mão foi trans­for­mado na Base Aérea de Santa Cruz em 1941.

A seguir, o grupo pode con­hecer o Hangar do Zepellin, impres­sio­n­ante con­strução tombado pelo Insti­tuto do Patrimônio Histórico e Artís­tico Nacional (IPHAN), além da Sala Histórica, onde estão expos­tos fotografias e doc­u­men­tos sobre a con­strução e oper­ação do hangar.

Após o almoço, o grupo vis­i­tou os dois gru­pos de avi­ação sedi­a­dos na base: o 1° Grupo de Avi­ação de Caça (1º GAvCa) e o 1° Esquadrão do 16° Grupo de Avi­ação (1º/​16º GAv), onde apren­deu mais sobre a mis­são dos gru­pa­men­tos, seus equipa­men­tos, orga­ni­za­ção e for­mas de atu­ação, e pode tirar fotos no cock­pit dos aviões.

O 1º GAvCa é divi­dido em 1°/1° GAvCa — Esquadrão Jam­bock e 2°/1° GAvCa — Esquadrão Pif-​paf e ambos uti­lizam caças amer­i­canos F-​5E, com­pra­dos pelo Gov­erno Brasileiro na década de 1970 e que estão sendo mod­ern­iza­dos. Já o 1º/​16º GAv, tam­bém con­hecido como Esquadrão Adel­phi, uti­liza aviões de ataque A-​1A e A-​1B (AMX), fab­ri­ca­dos por um con­sór­cio por um con­sór­cio for­mado pelo Brasil e a Itália na década de 1990 e que tam­bém pas­sam por processo de modernização.

Atual­mente, a base vive a expec­ta­tiva de ade­quação para a real­iza­ção de oper­ação e manutenção do Gripen NG, avião de caça fab­ri­cado pela Sué­cia e que deve chegar ao Brasil a par­tir de 2020.

IMG 9686 - mini


INEST-​UFF Visita Base Naval

No último dia 18 de setem­bro, inte­grantes do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST-​UFF) –, vis­i­taram a Base Naval do Mocan­guê. A visita teve como obje­tivo pro­por­cionar aos alunos um con­tato direto com estru­turas do sis­tema de defesa nacional.

O grupo do INEST-​UFF foi com­posto por alunos do Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos (PPGEST), pro­fes­sores e servi­dores, além do Dire­tor do Insti­tuto, Prof. Eurico de Lima Figueiredo. Tam­bém estiveram pre­sentes alunos e docentes do Pro­grama de Pós-​Graduação em Engen­haria Mecânica da UFF.

Guia­dos pelo Prof. William Mor­eira, do INEST-​UFF, os vis­i­tantes ini­cial­mente con­hece­ram a fra­gata Niterói, onde foram rece­bidos por seu ime­di­ato. Após assi­s­tirem a uma apre­sen­tação a respeito da embar­cação, per­cor­reram diver­sas de suas insta­lações, incluindo cab­ine de comando, can­hões local­iza­dos na proa e o heliponto. Depois, seguiram para o sub­marino Tikuna, onde foram rece­bidos pela trip­u­lação e pud­eram con­hecer todos seus compartimentos.

2014-09-18-Mocanguê-01

INEST recebe visita de Coman­dante do CCO­PAB

O Coman­dante do Cen­tro Con­junto de Oper­ações de Paz do Brasil (CCO­PAB) Cel. Jose Ricardo Ven­dramin Nunes vis­i­tou o Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da Uni­ver­si­dade Fed­eral Flu­mi­nense (INEST-​UFF) no último dia 8 de maio, para dis­cu­tir futuras parce­rias. Em sua com­pan­hia, estava o Tenente-​Coronel Car­los Alberto Moraes Cav­al­canti, seu assis­tente e doutorando no Pro­grama de Pós´Graduação em Ciên­cia Política da UFF.

Rece­bidos pelo dire­tor do INEST-​UFF, prof. Eurico Figueiredo, pelo Coor­de­nador do Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos da Defesa (PPGEST), prof. Vagner Camilo Alves e pelo chefe do Depar­ta­mento de Relações Inter­na­cionais e Estu­dos da Defesa, prof. Thi­ago Rodrigues, além de out­ros docentes da unidade, os mil­itares foram apre­sen­ta­dos ao histórico, estru­tura e obje­tivos do INEST-​UFF.

Tam­bém foram con­vi­da­dos a realizar, con­jun­ta­mente com o INEST-​UFF, um sem­i­nário no segundo semes­tre de 2014, para dis­cu­tirem for­mas de coop­er­ação entre as duas insti­tu­ições. O prof. Renato Petrochi foi indi­cado como rep­re­sen­tate do INEST-​UFF para orga­ni­zar o evento.

P1140688

INEST visita o Pro­grama de Desen­volvi­mento de Sub­mari­nos

Uma equipe de pro­fes­sores e alunos do Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos da UFF real­i­zou uma visita às insta­lações do Pro­grama de Desen­volvi­mento de Sub­mari­nos da Mar­inha do Brasil, em Itaguaí, no dia 22 de novem­bro de 2013. Os vis­i­tantes pud­eram con­hecer o Estaleiro, a Base Naval e a Unidade de Fab­ri­cação de Estru­turas Metáli­cas e terem a dimen­são do pro­jeto, que prevê a con­strução do primeiro sub­marino nuclear brasileiro. O encon­tro foi medi­ado pelos pro­fes­sores Renato Petroc­chi e William Moreira.

Visita ao Estaleiro

Dire­tor Coman­dante da ESG visita o INEST

O Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos rece­beu, no dia 17 de out­ubro, a visita do almi­rante de esquadra Eduardo Bacel­lar Leal Fer­reira, dire­tor coman­dante da Escola Supe­rior de Guerra e do gen­eral de brigada José Eustáquio Nogueira Guimarães, dire­tor do Cen­tro de Estu­dos Estratégi­cos da ESG.

Os ofi­ci­ais gen­erais daquela escola de altos estu­dos mil­itares assi­s­ti­ram uma exposição real­izada pelo pro­fes­sor Eurico de Lima Figueiredo, dire­tor do INEST, no qual ele detal­hou aspec­tos rela­ciona­dos à cri­ação do Insti­tuto e seus feitos recentes. Com a pre­sença maciça dos pro­fes­sores da grad­u­ação e da pós-​graduação, o encon­tro serviu para apro­fun­dar o diál­ogo entre as duas instituições.

Após con­hecer um pouco mais sobre o tra­balho dos pro­fes­sores, pesquisadores e alunos do Insti­tuto, o almi­rante Bacel­lar salien­tou o papel da uni­ver­si­dade como for­mu­ladora do pen­sa­mento crítico para a defesa do país. O coman­dante da ESG tam­bém teceu elo­gios ao tra­balho do pro­fes­sor Emérito Waldimir Pirró e Longo, que con­hecera anos antes.

IMG 034VISITA ESG 5

O almi­rante Bacel­lar e o pro­fes­sor Longo.


IMG 0348 VISIAT ESG

Os pro­fes­sores William Mor­eira, Eurico de Lima Figueiredo, José Calvário, o almi­rante Bacel­lar e o gen­eral Eustáquio.

Equipe do Cen­tro de Estu­dos Estratégi­cos do Exército visita o INEST

No dia 19 de setem­bro, o INEST rece­beu a visita de uma comi­tiva do Cen­tro de Estu­dos Estratégi­cos do Exército, sub­or­di­nado ao Estado Maior daquela insti­tu­ição. Entre os assun­tos em pauta foram dis­cu­ti­das pos­síveis parce­rias entre o INEST e o CEEEx em pesquisas sobre políti­cas públi­cas na área de segu­rança da informação.

Pro­fes­sor Jorge Hen­rique Cabral Fer­nan­des (UnB), coro­nel Cezar Augusto Caraz­zai Castilho, pro­fes­sores Eurico de Lima Figueiredo, Vágner Camilo Alves e André Varella.

Equipe do CAS­NAV visita o INEST

Os capitães de mar e guerra Anto­nio José da Rosa e Gus­tavo Bet­ten­muller vis­i­taram o INESTno dia5de setem­bro. Eles rep­re­sen­tam o Núcleo do Escritório de Ciên­cia e Tec­nolo­gia da Mar­inha junto a UFF, orgão sub­or­di­nado ao Cen­tro de Análise de Sis­temas Navais da Mar­inha Brasileira. O encon­tro teve como prin­ci­pal meta a via­bi­liza­ção de pos­síveis pro­je­tos de pesquisa na área de CT&I e poder político.

Alunos do curso de Defesa e Gestão Estratég­ica Inter­na­cional da UFRJ visi­tam o PPGEST

No dia 16 de agosto, um grupo de 14 alunos do curso de grad­u­ação em Defesa e Gestão Estratég­ica Inter­na­cional (DGEI) da UFRJ vis­i­tou o Pro­grama de Pós Grad­u­ação em Estu­dos Estratégi­cos, da Defesa e Segu­rança Inter­na­cional (PPGEST). Os alunos foram rece­bidos pelo pro­fes­sor Vagner Camilo Alves, coor­de­nador do Pro­grama, que mostrou o fun­ciona­mento do curso e tirou dúvi­das dos alunos. O encon­tro tam­bém teve a par­tic­i­pação dos pro­fes­sores Eduardo Heleno, Fred­erico Car­los Costa de Sá e Fer­nando Bran­coli. Mestre em Estu­dos Estratégi­cos, Bran­coli, que foi pro­fes­sor colab­o­rador do INEST e sub­sti­tuto do DGEI/​UFRJ, con­tou aos alunos um pouco de sua exper­iên­cia como aluno do PPGEST.

IMG 0226

Inest recebe visita do Pres­i­dente da ANPOCS

O INEST rece­beu no dia 2 de maio a visita do Pres­i­dente da Asso­ci­ação Nacional de Pós-​Graduação e Pesquisa em Ciên­cias Soci­ais (ANPOCS), pro­fes­sor tit­u­lar Gus­tavo Lins Ribeiro.

O vis­i­tante con­tou sobre os planos que tem para a ANPOCS, uma das mais tradi­cionais asso­ci­ações de pesquisa do Brasil. Entre as ideias, está a de trazer pesquisadores da área de Cien­cias Soci­ais de países emer­gentes como África, China, Índia e Rús­sia, que per­fazem junto ao Brasil o acrôn­imo BRICS. Gus­tavo Lins Ribeiro tam­bém ressaltou a neces­si­dade de cur­sos de verão para a ANPOCS, pelo quais tal inter­cam­bio pode­ria ser fortalecido.

O pres­i­dente da ANPOCS teve con­hec­i­mento do pro­jeto que fun­dou INEST e elo­giou o tra­balho real­izado pela direção e pela equipe de pro­fes­sores do Instituto.

Gustavo Lins

O Pres­i­dente da ANPOCS, pro­fes­sor tit­u­lar Gus­tavo Lins Ribeiro (ao cen­tro) recebe do pro­fes­sor tit­u­lar Eurico de Lima Figueiredo (e) um cer­ti­fi­cado do INEST.
Ao lado, o pro­fes­sor Luiz Pedone.

INEST recebe visita de dire­tor do DGP e do coman­dante da ECEME

O Insti­tuto de Estu­dos Estratégi­cos rece­berá no dia 2 de maio a visita do gen­eral de exército Ser­gio West­phalen Etchegoyen, chefe da Dire­to­ria Geral do Pes­soal, e do gen­eral de brigada Wal­ter Nil­ton Pina Stof­fel, coman­dante da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

Na comi­tiva ainda estarão pre­sentes o coro­nel José Ricardo Pinto de Albu­querque, do DGP, e os tenentes coro­néis Aguinaldo Oliveira San­tos e Eduardo Xavier Fer­reira Migon, ambos do Insti­tuto Meira Mattos.

INEST recebe visita do dire­tor da Escola de Guerra Naval

O Insti­tuto de Estu­dos de Estratégi­cos rece­beu a visita do Con­tra Almi­rante Cláu­dio Por­tu­gal de Viveiros, dire­tor da Escola da Guerra Naval. O encon­tro, real­izado na sala René Drei­fuss, con­tou com a pre­sença de uma comi­tiva de ofi­ci­ais daquela escola de altos estu­dos, que foram rece­bidos por pro­fes­sores do Instituto.

Durante o evento foi feita uma breve exposição sobre o INEST. O dire­tor do Insti­tuto, pro­fes­sor tit­u­lar Eurico de Lima Figueiredo, mostrou a mis­são e os obje­tivos que envolvem o fun­ciona­mento da unidade. Além disso, ele apre­sen­tou infor­mações sobre a estru­tura cur­ric­u­lar da grad­u­ação de Relação Inter­na­cionais, da Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos e um panorama sobre a pro­dução docente nos últi­mos anos.

Professor Eurico de Lima Figueiredo, contra almirante Viveiros e contra almirante Reis

Prof. Eurico de Lima Figueiredo, con­tra almi­rante Viveiros e con­tra almi­rante Reis.

O con­tra almi­rante Viveiros agrade­ceu a acol­hida, ressaltou o tra­balho que vem sendo feito no Insti­tuto e parab­eni­zou a equipe de pro­fes­sores pelos resul­ta­dos obtidos.

A parce­ria entre as duas insti­tu­ições vem pro­por­cio­nando a for­mação de ofi­ci­ais da Mar­inha no Pro­grama de Pós-​Graduação em Estu­dos Estratégi­cos, o primeiro desse tipo no Brasil. E per­mite que os pesquisadores do Insti­tuto pos­sam esta­b­ele­cer uma troca de con­hec­i­men­tos sobre o emprego, especi­fi­dades e os desafios do Poder Naval.

IMG 0081a

Comi­tiva da EGN e pro­fes­sores do INEST reunidos.

Editor-​Chefe: Prof. Eurico de Lima Figueiredo — Editor-​Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copy­right © 20122016 Por­tal do INEST. Todos os dire­itos reser­va­dos. Site elab­o­rado pela equipe WebPortais/​NTI e INEST