Pro­grama de Tuto­ria e Monitoria

Tamanho da letra:


Veja aqui os edi­tais e notí­cias da tuto­ria e da monitoria

TUTO­RIA

O Pro­grama de Tuto­ria, opera­cional­izado pela PRO­GRAD e pela coor­de­nação de Tuto­ria do INEST, enseja a par­tic­i­pação de alunos da pós-​graduação (mestrado do PPGEST) em ativi­dades que visem reduzir a evasão esco­lar na graduação.

Trata-​se de impor­tante pro­grama para o for­t­alec­i­mento do sis­tema de pesquisa, ensino e exten­são do Insti­tuto. O tutor é o primeiro inter­mediário entre o meio acadêmico e os alunos ingres­santes, sendo peça fun­da­men­tal para desen­volver e coor­denar ativi­dades que per­mi­tam aos jovens estu­dantes con­hecer mel­hor as opor­tu­nidades e recur­sos disponi­bi­liza­dos pela Universidade.

O pro­grama piloto foi implan­tado em 2016. Em breve serão divul­ga­dos os prin­ci­pais resul­ta­dos da iniciativa.

Para fazer parte do pro­grama de tuto­ria, o (a) can­didato (a) deve fazer uma avali­ação deter­mi­nada em edi­tal. As ativi­dades de tuto­ria são remu­ner­adas com uma bolsa que equiv­ale a 50% da bolsa de mestrado.

Con­tatos

Coor­de­nação de Tuto­ria: Prof. Eduardo Heleno

Tutor: O atual tutor do curso de Relações Inter­na­cionais é o mes­trando Lean­dro Pinotti.

Endereço eletrônico: O endereço de e-​mail address está sendo pro­te­gido de spam­bots. Você pre­cisa ati­var o JavaScript enabled para vê-​lo.

MON­I­TO­RIA

O pro­grama de Mon­i­to­ria tem como obje­tivo per­mi­tir ao estu­dante da grad­u­ação o primeiro con­tato com as ativi­dades de docên­cia. Além de ofer­e­cer a primeira exper­iên­cia de muitos na docên­cia, per­mite o diál­ogo entre dis­centes e docentes sobre fer­ra­men­tas de apren­diza­gem e avali­ação e demais das ativi­dades no âmbito do ensino.

Desde 2013, a grad­u­ação em Relações Inter­na­cionais conta com mon­i­tores. A par­tir de 2016, o número de inte­grantes foi ampli­ado. A exper­iên­cia adquirida por esses jovens docentes, que cos­tuma ser apre­sen­tada na Sem­ana Acadêmica, será tam­bém, a par­tir de 2017, reunida e sis­tem­ati­zada no fórum de mon­i­tores do INEST.

Atual­mente, o curso conta com mon­i­tores remu­ner­a­dos e vol­un­tários em várias dis­ci­plinas. Os mon­i­tores remu­ner­a­dos recebem bolsa definida pela PROAES em um período de dez meses, não podendo acu­mu­lar com outra bolsa ofer­e­cida pela UFF. Dev­ido à grande demanda de mon­i­tores, a coor­de­nação de grad­u­ação de mon­i­to­ria da UFF criou o pro­grama de mon­i­to­ria vol­un­tária, que pas­sou a ser implan­tado no curso de Relações Inter­na­cionais desde 2015.

A seleção de mon­i­tores, remu­ner­a­dos ou vol­un­tários, é feita a cada iní­cio de ano seguindo as instruções de serviço da PRO­GRAD e as ori­en­tações do depar­ta­mento de Relações Inter­na­cionais e da coor­de­nação de mon­i­to­ria do curso de Relações Inter­na­cionais. Em 2017, a seleção dev­erá ser feita entre fevereiro e março. Em caso de desistên­cia, a sub­sti­tu­ição pode ser feita até o dia 9 de setem­bro de 2017.

Contatos

Coor­de­nação de Mon­i­to­ria - Prof. Eduardo Heleno

Mon­i­tores do INEST (bolsistas)

2016

Ander­son Amêndola

Carla de Oliveira Espanhol

Lucio Flávio Borges Neto

Pedro Hen­rique Miranda Gomes

Dire­ito das RI

Teo­ria das RI III

História das RI I

Política Inter­na­cional Pós Guerra Fria

2015

Heitor Erthal

História das RI I

2014

Pedro Lange Netto Machado

Tha­iane Cal­das Mendonça

História das RI I

Estu­dos Estratégi­cos II

2013

Adamo Bouças Escos­sia da Veiga

Estu­dos Estratégi­cos II

Mon­i­tores voluntários

2016

Mar­i­ana Aragão

Estu­dos Estratégi­cos I

2015

Viní­cius Armele dos Santos

Dire­ito das RI

Veja aqui os edi­tais e notí­cias da tuto­ria e da monitoria

Editor-​Chefe: Prof. Eurico de Lima Figueiredo — Editor-​Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copy­right © 20122016 Por­tal do INEST. Todos os dire­itos reser­va­dos. Site elab­o­rado pela equipe WebPortais/​NTI e INEST