INEST visita Escola de Operações de Paz

Postado por INEST em 23/maio/2018 -

No dia 21 de maio, docentes e discentes do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF e da PUC-Rio visitaram a Escola de Operações de Paz do Corpo de Fuzileiros Navais. Durante a visita, foram realizadas atividades práticas de Operações de Paz tanto em terra quanto no mar.

O Almirante Carlos Chagas, comandante do Corpo, discentes do Mestrado em Estudos Estratégicos e da Graduação em Relações Internacionais – Divulgação.

O centro é a principal referência da Marinha do Brasil para a preparação dos efetivos que participam das missões de paz no âmbito das Nações Unidas ou que apoiam o cumprimento dos acordos internacionais estabelecidos com o Brasil.  Criado desde 2008, para aperfeiçoar os contingentes que seguiam  para o Haiti, acabou também servindo para preparar tripulações dos navios-capitânias que operam na Força Interina das Nações Unidas no Líbano assim como equipes do corpo de Fuzileiros Navais.

Dos vários cursos realizados, há o de negociação em área de conflito  – que busca  melhorar a capacidade decisória nos momentos de crise, como a tomada de reféns – e o de patrulha naval, que busca aumentar a segurança marítima.

Capacetes azuis brasileiros recebem treinamento no CIASC – Foto: Gabriel Passetti

O Brasil esteve por 13 anos da MINUSTAH no Haiti, e vem atuando desde 2008 na UNIFIL, no Líbano. Recentemente, o  secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou um oficial brasileiro , o general Elias Rodrigues Martins Filho, para comandar a Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo, a MONUSCO.