Áreas de Con­cen­tração e Lin­has de Pesquisa

Tamanho da letra:

ÁREAS DE CON­CEN­TRAÇÃO E LIN­HAS TEMÁTI­CAS DE PESQUISA

A pesquisa desen­volvida no INEST procura respon­der a diver­sas questões rela­cionadas aos prob­le­mas de defesa e inserção do Brasil no sis­tema internacional.

No intu­ito de dar uma certa orde­nação a essas questões elas foram enquadradas em Áreas de Con­cen­tração bem amplas e, cada uma dessas áreas, poderá ainda ser sub­di­vi­dida em Lin­has Temáti­cas de Pesquisa, tam­bém de caráter muito geral.

As Áreas de Con­cen­tração bem como as Lin­has Temáti­cas de Pesquisa poderão ser alter­adas no futuro, assim como novas áreas e lin­has poderão ser criadas.

As Áreas de Con­cen­tração e Lin­has Temáti­cas de Pesquisa já cri­adas no INEST estão rela­cionadas a seguir.

Área de con­cen­tração: Teo­ria e análise de relações inter­na­cionais e de segu­rança internacional.

Relações Inter­na­cionais: as teo­rias mod­er­nas e con­tem­porâneas. Estu­dos Estratégi­cos no mundo mod­erno e con­tem­porâ­neo. As condições da guerra e da paz. O papel das Forças Armadas em tempo de paz e nas situ­ações de con­flito. Relações Inter­na­cionais e os Estu­dos Estratégi­cos: con­vergên­cias e divergên­cias. Estraté­gia de Estado: Defesa e Segurança.

Linha Temática de Pesquisa: O pen­sa­mento sul-​americano a respeito da Defesa e da Segurança.

Área de con­cen­tração: Análise e avali­ação de políti­cas públi­cas de defesa nacional.

Gas­tos públi­cos e democ­ra­cia; Inter­esses políti­cos e o orça­mento fed­eral; a econo­mia de defesa; Con­ceitos e definições sobre defesa nacional; Instru­men­tos da defesa nacional; insti­tu­ições, resul­ta­dos políti­cos e impacto econômico; o Exec­u­tivo e a avali­ação de políti­cas públi­cas de defesa nacional; o Leg­isla­tivo e a avali­ação de políti­cas públi­cas de defesa nacional; Gestão e con­t­role de políti­cas públi­cas de defesa nacional: estu­dos de casos.

Linha Temática de Pesquisa: Políti­cas Públi­cas de Defesa Nacional no Período Republicano

Área de con­cen­tração: Indús­tria de defesa e poder político

A relação entre cap­i­tal e poder político; a relação entre indús­tria de defesa e poder político; con­ceitos fun­da­men­tais sobre o papel histórico da indús­tria de defesa; con­ceitos fun­da­men­tais sobre o poder político; o impacto do fim da Guerra Fria na indús­tria de defesa; indús­tria de defesa nos países de cap­i­tal­ismo avançado no Pós-​guerra Fria; indús­tria de defesa em países em vias de desen­volvi­mento no Pós-​guerra Fria; a indús­tria de defesa no Brasil; Soci­olo­gia e Política das Forças Armadas; a econo­mia de defesa.

Linha Temática de Pesquisa: Poder político em face da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Indús­tria de defesa.

Editor-​Chefe: Prof. Eurico de Lima Figueiredo — Editor-​Executivo: Prof. Eduardo Heleno
Copy­right © 20122016 Por­tal do INEST. Todos os dire­itos reser­va­dos. Site elab­o­rado pela equipe WebPortais/​NTI e INEST